Treinamento de Verão

Este artigo foi publicado na edição de dezembro da revista Gazeta do Morumbi, compartilhamos com vocês a seguir, boa leitura.

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Treinamento de Verão.

Estamos iniciando o verão. Para muitos, período das merecidas férias. Calor, sol, praia, piscina farão parte da vida de muitas pessoas neste período do ano. Junto a tudo isso aparece àquela preocupação com o corpo e a dúvida sobre iniciar ou não um programa de treinamento de exercícios físicos, como corrida, musculação, pilates, natação ou outros esportes.

Apesar de todas as motivações que esta época do ano proporciona, é interessante fazer algumas considerações antes de iniciar um programa de treinamento ou mesmo aquela corridinha na praia.

Para aquelas pessoas que treinaram o ano inteiro, participaram de provas, foram fiéis ao seu treinamento e terão algumas semanas para descansar, a dica é: aproveite seu descanso. Você até pode fazer sua musculação e correr esporadicamente, mas não pense nisso com o mesmo rigor do ano inteiro. O corpo precisa de um alívio e já que você tirou um tempo para descansar a cabeça, aproveite e descanse também seus músculos.

Estudiosos em treinamento esportivo recomendam a inclusão de um período de descanso no processo de treinamento ou ao menos uma variabilidade de atividade. Não pare totalmente as atividades, apenas varie. Se você costuma correr, ande de bicicleta, caminhe, nade, faça algo diferente e aproveite a atividade física para se divertir. Quanto a seus treinos de musculação você deve pensar neles como sendo uma manutenção, diminuindo a intensidade ou ainda diminuindo os dias de treino, por exemplo.

Para as pessoas que treinaram durante o ano, mas não foram tão aplicadas pode ser a hora de ganhar o impulso necessário para entrar em 2011 com o ritmo certo e ânimo para mantê-lo.

Agora, para quem não treinou durante o ano, não treina há alguns anos ou nunca treinou, começar a treinar intensivamente para o verão durante as férias pode até ser prejudicial para seu corpo. O treinamento deve começar de forma gradual e evoluir de acordo com as respostas de seu corpo. A vantagem de começar nesta época, é que se você está de férias terá tempo para se organizar e se acostumar com a rotina de treinos e encontrará mais facilidade em mantê-la depois das férias.

Antes de iniciar ou alterar seu treinamento, é importante consultar seu treinador ou um profissional de educação física ou esporte preparado para orienta-lo sobre a maneira adequada de treinar.

Boas festas e bons treinos!

Rafael Zimak Figueiredo.

 gazeta do morumbi dez 2010

 

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