Correndo para vida!


Fomos convidados à colaborar como colunistas na revista Gazeta do Morumbi, revista de circulação local, com tiragem de 10 mil exemplares.

Se uma pessoa ler já valeu a pena, foi nossa primeira participação na revista, espero que aproveitem!

 

Correndo para vida!

Olá pessoal, é um grande prazer estrear esta coluna, neste espaço tratarei de assuntos pertinentes a corrida de rua e qualidade de vida, espero contribuir para uma leitura interessante.

A corrida tem tornado-se um hábito nas grandes metrópoles, segundo a Corpore (associação dos corredores de São Paulo), em 2005 foram realizadas 168 provas com participação de 168mil atletas inscritos, em 2009 este número passou para 240 provas e 400mil atletas inscritos. No Brasil o número passou de 2 milhões para 4 milhões no mesmo período, tornando-se o segundo esporte mais praticado no país.

clip_image001

Os motivos que explicam tal crescimento são muitos, conscientização da população sobre os benefícios da prática regular de exercícios físicos, busca da qualidade de vida e saúde, maior número de eventos, estímulo para viagens, contato com a natureza e atividades outdoor, etc.

Provavelmente você conhece alguém que já corre ou tem vontade de correr, afinal é tão natural, a primeira coisa que aprendemos após andar é correr, bem ou mal, não importa, todos já corremos um dia. Alguns pararam na infância e nunca mais correram, saiba que isso é reversível, correr não tem idade! Basta vontade!

Antes de sair correndo pela cidade é importante planejar-se para que seus treinos sejam realizados com sucesso. Sei que o espaço aqui é curto, mas vamos iniciar hoje mesmo os passos para realização do seu sonho. Digo sonho porque é a primeira pergunta que faço quando os clientes me procuram para iniciar os treinos, por que você quer treinar, qual seu sonho? Este é o ponto de partida, pense nisso, este sonho é suficiente para motivá-lo a treinar? Emagrecer, correr uma maratona, ter mais disposição no dia-a-dia, melhorar a saúde, tornar-se um atleta, seja qual for seu sonho, nós o transformaremos em um objetivo, e planejaremos os treinos para realizar seu sonho! Este é o motivo que o fará vencer os desafios diários, sair da cama cedo, treinar nos dias frios e chuvosos, alimentar-se adequadamente, encarar aquele treino difícil, etc.

Isto é só o começo, identificar seu objetivo (sonho) é o primeiro passo, o próximo antes de iniciar os treinos, é garantir a sua segurança, conhecer seu estado de saúde e a existência de patologias, por isso os exames médicos básicos, como ergométricos (teste de esforço cardíaco em esteira), pressão arterial, hemograma, em alguns casos, teste de lactato e Vo2 máximo, são informações importantes para o seu bem estar, o médico será seu parceiro nesta hora.

No planejamento dos seus treinos também é importante conhecer seu histórico de atividades físicas, para isso o profissional de educação física ou esporte é a pessoa mais indicada para orientá-lo, através de uma entrevista e testes físicos, ele pode indicar o início de sua rotina de treinos, o início da jornada em busca do seu sonho, também estabelecerá formas de controle e acompanhamento do seu desempenho, será seu aliado para conquista do seu objetivo.

Você ainda precisará pensar em outras questões que fazem parte do seu planejamento, muito bem, você já tem um sonho (objetivo), agora precisamos estabelecer um prazo, uma data para a realização do seu sonho, por exemplo, vou correr a maratona de Chicago em 10/10/2010, ou vou emagrecer 4 Kg até 10/10/2010, isto lhe trará o senso de urgência, evitará que seu sonho seja sempre um sonho, nunca realizado.

Outros fatores também deverão ser considerados, onde você vai treinar? O local é seguro? É conveniente?

Dias e horários dos treinos, isto é muito importante, será o seu horário sagrado! Um compromisso seu consigo mesmo! Os dias e horários de dedicar-se exclusivamente a você, não é egoísmo, é sua hora do dia para cuidar de si e caminhar em busca do seu sonho!

Lembre-se, como no exemplo da maratona, ela ocorrerá em um dia e data específico, isto é fato, o tempo que você se prepara para atingir seu sonho por vezes é longo, a dedicação e disciplina serão fatores determinantes para atingir sua meta. Se você conseguir o apoio de familiares, esposa, filhos e amigos, sua jornada ficará mais prazerosa, envolva-os, pois eles participarão das suas conquistas, aproveite para comemorarem juntos, faça disto um momento gostoso, divirta-se!

Bons treinos!

Vemos-nos na próxima edição, abrs.

Luis Carlos De Santana.

Este texto foi publicado na edição de setembro de 2010 na Revista Gazeta do Morumbi.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Corrida, Matérias para a revista Gazeta do Morumbi e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s