Stay hungry, stay foolish – Universitário Empreendedor

Steve Jobs

Stewart Brand

Olá pessoal,

eu estava lendo um pouco sobre empreendedorismo aí me deparei com estes artigos, um deles é um trecho da entrevista concedida por Ronald Jean Degen, para revista exame, pioneiro no ensino sobre o assunto no Brasil, FGV 1980, e o outro, o do discurso de Steve Jobs para os formandos da Universidade Stanford, vale a pena ver, abaixo apresento os vídeos.

O Ronald afirma que é na Universidade a melhor hora para empreender:

EXAME – Existe melhor momento para começar um negócio?
Ronald Jean Degen – Sim. É na universidade que você está mais preparado para inovar, porque é o seu momento de máxima criatividade, você está aprendendo, gostando daquilo e se realizando. E também ainda não assumiu suas obrigações sociais. À medida que suas obrigações aumentam, mais dependente você se torna de um salário e menos propenso a arriscar.  É da universidade que saem as grandes idéias.”

Ele afirma que é na universidade, concordo parcialmente com ele, primeiro porque você tem que estar gostando daquilo que está realizando, como o próprio Steve Jobs diz no discurso, “a única forma de fazer um ótimo trabalho é amar o que faz”, ou seja, não é ir apenas à faculdade fazer um social, embora muitos de nós façamos isso, o que diferencia os bem sucedidos, é que estes têm um foco, sabem o que amam e tem coragem de seguir seu coração e seu instinto, estas são palavras do próprio Jobs, mas é facilmente observável com outros exemplos, como o próprio Bill Gates da Microsoft, Mark Zuckerberg,o criador do Facebook, entre inúmeros outros, não cabe neste post entrar em questões sobre as características dos empreendedores, talvez num outro post.

Segundo, realmente suas obrigações podem ser menores, você pode morar com seus pais, não ter despesas com moradia, família, etc, isto é uma grande vantagem, pense nisso.

Terceiro, sim na universidade é o melhor local para conhecer diferentes assuntos, descobrir coisas novas, pessoas diferentes, hora de ampliar os horizontes, como o nome diz, um universo de possibilidades, se joga, explore-o!

Mas, muitos de nós aos 20 anos, ainda não sabemos ou não descobrimos o que amamos, tudo bem! Siga em frente!

Como o Jobs disse, tenha fé, mantenha a confiança, assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar.

Viva todos os dias como se fosse o último, nosso tempo é limitado, o novo é você, quando chegar a hora, todas as coisas que o trouxeram até aqui se unirão, então você descobrirá o que ama.

A frase final, extraída do livro de Stewart Brand, “stay hungry, stay foolish”, seja curioso, tenha fome de saber, seja tolo, isto é, descubra as coisas como se fosse a primeira vez, pergunte, não tenha medo, a vida é uma grande autoestrada, faça seus caminhos. Erre, aprenda, comece de novo.

Stay hungry, stay foolish.

Abrs e Suce$$o!

Luis Carlos de Santana.

Outros links:

A versão antes do Google, impressa em 1968 – Whole Earth catalog fall 1968

Empreendedorismo no Brasil 2009 – PDF

Global Entrepreneurship Monitor – GEM

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Matérias para o Blog da Arena, Universitário e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s