Você pode ser vítima de boatos na rede. Quer saber como vencê-los?

boatos

Por Ricardo Almeida, IDGNOW!

Diretor-geral do i-Group, Ricardo Almeida é especialista em planejamento e gestão de projetos digitais, com passagens por diversas agências, entre elas DM9DDB, Totem, Frontier e MMCafé.

É comum ouvir em palestras, cursos, livros e artigos que a Web é um ambiente democrático. Essa tese, sustentada apenas pelo romantismo contido em si mesma, está simplesmente errada.

A democracia parte do princípio de que há um líder eleito pela maioria e que tem o poder de governo sobre as massas. A Web, por sua vez, não só não tem líder como também é dotada de um conceito de lei tênue, que varia de acordo com locais e momentos.

Um regime sem liderança e com leis que dependem mais de interpretações subjetivas que de raciocínios lógicos é, por definição, anárquico. E é nessa anarquia que vive não só a Web, mas as ações de todas as empresas, inovadoras ou antiquadas, nas mídias sociais.

Vivendo sob regimes anárquicos

Entender como combater uma crise em mídias sociais depende de uma compreensão da anarquia em si. Um ambiente sem liderança é, por natureza, o que mais carrega disputas por essa mesma liderança. Ou seja: ao se enxergar em um local sem leis ou fronteiras e onde toda e qualquer pessoa possa pleitear o seu próprio pedestal, uma batalha travada por egos incansavelmente famintos explode de maneira instantânea.

Para conseguir o seu lugar ao sol, usuários os mais diversos brigam para construir as suas audiências – seja em blogs, Twitter, Facebook ou qualquer que seja a mídia social.

Leia mais

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Marketing e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s