Gadgets de corredor – GPS – #gadgetsparacorrer

Publicado na Revista Gazeta do Morumbi, edição de outubro de 2010.

Olá corredores!

Hoje vou falar um pouco sobre estes acessórios modernos, já usamos os tênis para correr, as roupas, os frequencimetros e agora chegamos aos GPS, sim, o sistema de posicionamento global já faz parte do mundo da corrida há algum tempo.

Eu já experimentei alguns e vou compartilhar um pouco desta experiência com vocês, os primeiros que conheci lá pelos idos de 2005/06 foram os das marcas Garmin e Timex, na época resolvi comprar o Timex, porque já conhecia a marca, o relógio era mais bonito e menor que o antigo forerunner 305 da Garmin. O kit Timex Ironman triathlon vinha com um relógio, cinta com frequencimetro e o GPS uma (caixinha para prender no braço), frequencimetro, GPS, cronômetro, velocidade, passo, histórico de treinos, etc, tudo de bom e mais moderno, como não tinha referências do modelo fiquei meio desconfiado quanto ao GPS… fato que se confirmou durante os treinos, ele funcionava bem nos dias de sol e longe das árvores…fala sério né?! O sinal do satélite falhava em dias nublados, sob árvores e até mesmo ruas com muitos prédios, a grande decepção com este GPS e a última vez que eu o usei foi durante a ½ Maratona do Rio, poucos meses após adquiri-lo, era um belo dia de sol, largada na frente da praia eu lá, preparado todo equipado pronto pra correr… e nada de sinal de satélite…nunca mais usei seu GPS, conclusão ele é um bom frequencimetro, espero que eles tenham resolvido esta falha no modelo atual.

Então um amigo apareceu com o Garmin 305, seu GPS era muito melhor, sinal não falhava com qualquer nuvenzinha, o relojão fazia até um mapinha do percurso…rs. Recentemente experimentei o modelo Forerunner 405, relógio menor e mais moderno, apanhei um pouco no começo para aprender a usar o aro do relógio que substituiu os botões, bom sinal de satélite, frequencimetro, velocidade, distância perfil online, tudo legal, porém achei o consumo da bateria alto, seu upload é sem fio, usa tecnologia ANT+ (é a função de interoperabilidade que permite que vários dispositivos ANT+ se comuniquem sem cabos) algo semelhante ao bluetooth, após instalar no seu pc ele se conecta via wireless.

Hoje eu uso um smartphone Nokia, sim, se você tem um smartphone com GPS, saiba que existem alguns aplicativos que funcionam muito bem para treinos, eu uso o sports-tracker, ele usa o GPS da Nokia, um dos melhores segundo dizem, é gratuito, basta baixar o aplicativo e pronto, quando for usar você escolhe qual esporte vai praticar, corrida, bike, ski, etc, ele mostrará um mapinha com a sua localização, velocidade, ritmo, cronômetro, altimetro e FC, porém o frequencimetro é vendido separadamente e usa tecnologia bluethoot (ainda indisponível no Brasil), então uso meu velho frequencimetro, além disso, você pode tirar umas fotos durante a corrida, elas são marcadas com uma geotag, isto é, ele identifica o local no percurso que você fez, tudo isso ouvindo sua playlist favorita, quando acabar seu treino é possível fazer um upload para sua conta no sports-tracker, onde estará registrado todos os seus treinos, fotos, percursos, etc, compartilhar com outros usuários e também compartilhar com seus amigos no facebook, isto tudo sem precisar ligar nenhum cabo ao computador.

clip_image004

Ainda existem outros aplicativos, como o micoach da Adidas, você baixa o aplicativo para Iphone ou BlackBerry e também terá uma gama de utilidades incluindo GPS, estes eu ainda não testei.

Compartilhe conosco suas experiências tecnológicas dê suas dicas, abaixo os gadgets para corrida com seus links, inclusive meu perfil do sports-tracker.

clip_image002 Sports-tracker, meu perfil público

Gadgets

Nokia Smartphone com Sports-tracker

Smartphone Nokia

Vantagens:

Multi funções, música, fotos, celular, GPS.

Ótimo sinal de satélite

Fácil utilização

Transferência de dados sem fios

Visualização e compartilhamento online dos treinos, incluindo fotos.

Desvantagens:

É um pouco grande para carregar

Necessário instalar aplicativo

Cinta de FC exclusiva bluetooth vendida separadamente

Garmin forerunner 405

Forerunner 405 Garmin

Vantagens:

Design

Precisão

Bom sinal de satélites

Transferência de dados sem fios

Aro substitui botões de função

Visualização e compartilhamento online dos treinos

Desvantagens:

O controle das funções através do aro pode ser difícil

Consumo de bateria

*não testei a conectividade com o computador.

Timex Ironman com GPS

Timex Ironman (modelo testado)

Vantagens:

Interface intuitiva e amigável

Controle de treinos

Desvantagens:

Falhas no sinal de satélites

Necessita acessório para fazer upload


Ironman Global Trainer Bodylink System Timex

(Modelo atual) Ironman Global Trainer Bodylink System Timex


micoach

miCoach

Sem comentários, não testei.


Abraços e bons treinos!!

Luis C. Santana.

Technorati Marcas: ,,,,,,,,,

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Corrida, Matérias para a revista Gazeta do Morumbi e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Gadgets de corredor – GPS – #gadgetsparacorrer

  1. Iara Beatriz Maciel Lima disse:

    Matéria interessante esta.Eu tenho o garmim forerunner 110 que nunca me deixou na mão,além de ser um insentivo a mais pra mim,simplesmente sensacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s