Legado das instalações esportivas dos Jogos Sul-Americanos de Medelín 2010

Durante o 2°Congresso Ibero-Americano de instalações esportivas e recreativas realizado no Sesc SP de 19 a 22 de outubro de 2010, o Sr. John Alexander Salas Morales, arquiteto coordenador de infra-estrutura das subsedes dos IX Jogos Sul-Americanos de Medelín 2010 e o Sr. Cesar Augusto Correa Duque, engenheiro civil da Universidade Nacional da Colômbia e especialista na gerência de projetos, apresentaram as instalações esportivas construídas para os IX Jogos Sul-Americanos de Medelín 2010 e seu legado para a cidades sedes e subsedes.

Medelin2010 Medelin 2010

“Durante todo o processo de planejamento, sempre houve uma grande preocupação com a utilização pública das instalações esportivas, de que forma os jogos poderiam contribuir positivamente para o desenvolvimento esportivo e social das cidades sedes e que mudanças poderiam trazer também para as cidades subsedes.”

Consideraram o contexto urbano, como era antes e após os jogos, como melhorar as condições de vida da população, como o esporte de alto rendimento se alinharia com os objetivos sociais, esportivos e recreativos da comunidade.

Apresentação oficial IX Jogos Sul-Americanos de Medelin 2010

Essas preocupações deveriam fazer parte de qualquer planejamento que envolvam orçamentos e construções de infra-estrutura nas cidades que se candidatam a grandes eventos, afinal, o público a ser atendido, não são apenas os consumidores do evento esportivo, atletas, turistas, expectadores, jornalistas, mas principalmente o  seus cidadãos, são eles que moram nas cidades, usufruem dia-a-dia por anos, transportes, saneamento, parques, instalações esportivas e recreativas, por isso se faz necessário conhecer também suas necessidades e anseios, assim o poder de transformação de um evento ganha força, pois envolve diretamente a população local, que é o grande agente transformador de uma cidade. Hoje a cidade de Medelín, que tinha uma imagem negativa  associada a violência e tráfico, passou  a ser uma cidade com uma percepção positiva de sua população, uma cidade em transformação.

As instalações esportivas parecem que não tiveram orçamentos gigantescos, o senhor Duque citou um exemplo, em torno de U$10milhões, podemos ver no link do filme institucional, algumas instalações modernas com conceitos verdes, ambientalmente corretos, preocupados tanto com questões sociais, estéticas,de sustentabilidade e envolvimento social.

Ficamos devendo uma visita a Medelín para checar de perto essa transformação.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Esporte, Gestão, Instalações Esportivas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s