Afinal o que é Qualidade de Vida?

Matéria publicada na edição de novembro de 2010 da revista Gazeta do Morumbi.

Qualidade de vida LUCZ consultoria

Hoje uma das preocupações de todos nós é com a Qualidade de Vida (QV),muito se fala sobre o tema, mas afinal o que é Qualidade de Vida?

A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas.

A conceitualização da Qualidade de Vida (QV) é uma tarefa difícil, tendo em vista seu caráter subjetivo, sua complexidade e suas várias dimensões. A QV de uma pessoa depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, variando de pessoa para pessoa e estando sujeito a influências de seu cotidiano, onde vive, seus hábitos e estilo de vida.

A QV além de diferir de indivíduo para indivíduo está sujeita a sofrer alterações ao longo da vida. Os fatores que determinam a QV das pessoas são inúmeros, e a combinação destes “resulta numa rede de fenômenos e situações que abstratamente, pode ser chamada de qualidade de vida”. Geralmente estão associados a ela fatores como: estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e até espiritualidade.“Num sentido mais amplo qualidade de vida pode ser uma medida da própria dignidade humana, pois pressupõe o atendimento das necessidades humanas fundamentais” (NAHAS).

A diversidade de definições, não permite que seja possível chegar a um consenso com relação a um único conceito de QV.  A definição de QV proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através de sua divisão de Saúde Mental (WHOQOL) é:

“a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A construção deste conceito permitiu a este grupo elaborar um instrumento chamado WHOQOL-100, um questionário que avalia a QV, baseado em três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.

“A percepção de qualidade de vida irá depender das hierarquias de valores, necessidades e expectativas individuais. Sendo assim, o aspecto mais importante é o “termômetro” interno de cada um. Se você está bem consigo mesmo, sentindo-se equilibrado e feliz, então você tem qualidade de vida”, afirma Eliete Bernal Arellano, doutora em Psicologia e diretora técnica da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

Na correria do dia a dia, nossas demandas são enormes, trabalho, família, compromissos sociais, segurança, meio ambiente, stress, uma seara de preocupações, atendemos bem algumas deixamos outras a desejar, de acordo com a nossa escala de valores e prioridades, tentamos encontrar um ponto de equilíbrio entre todas estas necessidades e expectativas pessoais, no fundo é um sentimento, a percepção individual de que tudo está bem, essa é a nossa busca pela Qualidade de Vida, se você quiser ler mais acesse nosso blog e veja os links sobre o tema, participe, envie sugestões, de sua opinião.

Abrs!

Luis Carlos De Santana.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Matérias para a revista Gazeta do Morumbi, Qualidade de Vida e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Afinal o que é Qualidade de Vida?

  1. Pingback: Qualidade de vida – Dicas | Consultoria em Esporte e Qualidade de Vida.

  2. Pingback: Partido Verde Farroupilha

  3. Pingback: Afinal o que é Qualidade de Vida? | Partido Verde Farroupilha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s