Inovação

inovação esporte

 

“A melhor maneira de prever o futuro é inventa-lo”

(Alan Kay, cientista da computação, há 35 anos)

 

 

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores (Wikipédia).

Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.

Empreendedores vislumbram respostas provocadoras e instrutivas para quatro eternos desafios que líderes de todas as empresas enfrentam: definir a estratégia, fazer decolar novas idéias, criar vínculos com os clientes e ajudar seus melhores talentos a obter resultados grandiosos.

De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas idéias (UFRJ).

“De acordo com Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.”

Inovação pode ser diferenciada em tipos de inovações, entre outros:

  • Inovação do produto (mais amplo: inovação tecnológica): introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços.
  • Inovação do processo: implementação de novos ou significativamente melhorados, processos de produção ou logística de bens ou serviços. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software;
  • Inovação organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas;
  • Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.

Peter F. Drucker na sua obra The Essential Drucker, defende que existem pelo menos três condições que têm que ser cumpridas para que uma inovação tenha sucesso.

As três são óbvias, mas frequentemente negligenciadas.

1. Inovação é trabalho.

Exige conhecimento, talento, engenho, muito trabalho, empenho e persistência. Se isto não existir, não haverá talento, engenho ou conhecimento que ajudem.

2. Para ter sucesso, os inovadores têm que se basear nos seus pontos fortes.

Inovadores fazem análise SWOT, de si próprio, analisam as oportunidades existentes no mercado e na sociedade, checam suas competências e suas possibilidades de sucesso, se a oportunidade inovadora estiver alinhada com seus anseios e motivações, lançam-se na jornada da inovação.

3. A inovação é um efeito da economia e da sociedade.

A medida que a sociedade se transforma, novos hábitos, novos desejos, novas necessidades são criadas, novas oportunidades surgem, e isto muda a forma como os produtos, serviços e processos são feitos, isto é, a inovação é impulsionada pela sociedade.

Leia mais em Wikipédia.

Abrs.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Estratégias, Gestão, Inovação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Inovação

  1. Pingback: Inovação em academias – marketing esportivo – case David Barton | Consultoria em Esporte e Qualidade de Vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s