Super Bowl 2011 – As marcas e a repercussão de seus lançamentos medidas pelo Twitter.

No último domingo foi realizado no Texas o Super Bowl, a final da NFL. Além de todos os atrativos de uma partida com esta dimensão, existe uma tradição de lançamento de produtos e de seus respectivos comercias no intervalo do jogo.

O que gera esta corrida pelo lançamento de comerciais e produtos é a audiência gerada pela partida, que é assistida por centenas de milhões de pessoas de todo o mundo além de 103.219 felizardos que estiveram presentes ao Cowboys Stadium em Dallas. A chamada de 30 segundos no intervalo do jogo custa pelo menos 3 milhões de dólares, fazendo com que empresas e agências de publicidade dediquem todas as forças a estes comercias.

Para medir a repercussão e a opinião das pessoas sobre estes comerciais as empresas Mullen, Radian6 e The Boston Globe trabalharam em parceria para captar estas informações no Twitter e criaram o Brandbowl2011.

As informações foram coletadas somente durante o jogo para evitar que outras campanhas ou comerciais vinculados antes ou logo depois da partida influenciassem o resultado.

Foram usados 302.977 tweets durante a medição e a pontução foi separada em 3 categorias: vencedor geral, respeitando uma fórmula para pontuação, o mais comentado e o mais apreciado.

A maior pontuação geral ficou para a Chrysler e seu comercial apresentado por Eminem. O mais comentado no Twitter foi o comercial de Doritos e o mais adorado o da Volkswagen.

É interessante notar que somente o comercial de Doritos gerou mais de 34 mil tweets durante o período do jogo, número muito alto de pessoas comentando sobre a marca e seu novo comercial.

Veja abaixo os números da pesquisa e os destaques do buzz gerado no Twitter.

Destaques: Números e Vídeos.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Bem vindos!, Esporte, Estratégias, Gestão, Marketing, Marketing Esportivo, Mídia social e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s