Futebol. Direito de transmissão pode dividir clube dos 13.

A negociação do contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014 pode levar o clube dos 13 a perda de integrantes. A entidade que é responsável pela negociação dos valores dos direitos de transmissão está enfrentando a insatisfação de alguns associados com os valores e a forma que são distribuídos.

A discussão dos direitos de TV para o período entre 2012 a 2014 teve início quando o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, decidiu extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro.

O processo do CADE investigava supostas práticas de cartel na negociação dos direitos de TV. A Rede Globo possuía preferência na compra, assim ela poderia cobrir a oferta de uma concorrente mesmo quando esta fosse apresentada em envelopes lacrados. A preferência existia por decisão dos Clubes, que acreditam que com a maior visibilidade da Globo eles tenham maior facilidade em negociações com patrocinadores.

Agora a Globo passa a disputar os direitos em igualdade com as outras emissoras.

O texto aprovado orienta que os direitos de TV sejam separados por mídias (TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view, internet e celular). Ele não exclui, no entanto, a possibilidade de que uma mesma empresa conquiste todos os contratos.

Para a negociação do período, o edital prometido pelo Clube dos 13 para orientar o processo está em fase final de elaboração e deve ser publicado na próxima segunda-feira.

Entre os descontentes está o Corinthians, que sonha em aumentar a arrecadação com os direitos de transmissão de R$ 25 milhões para R$ 75 milhões. Na tarde desta quarta o presidente do clube esteve na sede do clube do 13 em São Paulo e após reunião saiu sinalizando que o Clube deixará de fazer parte do Clube dos 13. O Flamengo também pode deixar a entidade para buscar valores maiores.

Caso as equipes realmente deixem o Clube dos 13, elas deverão seguir modelos parecidos ao de Real Madrid e Barcelona, negociando seus próprios direitos de TV.

Para saber mais leia:

Revistas Exame.

UOL esporte

IG esporte.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Bem vindos!, Futebol, Gestão, Marketing Esportivo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s