O que é Rede Social? O que é Mídia Social?

Hoje todo mundo fala em rede social, mídias sociais, Facebook, Twitter, YouTube, blogs, compartilhamento, SEO,  etc. Fizemos uma breve pesquisa para explicar o que é uma rede social e o que é mídia social. 

Redes sociais são representações dos relacionamentos afetivos ou profissionais. Responsáveis pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum. (Wikipédia)

clip_image002

Exemplo de diagrama de uma rede social. O com maior grau de centralidade de intermediação está representado em amarelo.

Redes sociais na internet, são as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador.

redes sociais2

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

As mídias sociais são locais, ferramentas, serviços permitindo aos indivíduos se expressarem (e assim a existir), a fim de conhecer, compartilhar …

As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição, antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo. (Wikipédia)

clip_image004

Panorâmica das Ferramentas de Mídias Sociais

Quanto maior o número de conexões, isto é ligações entre usuários, como demonstrado no diagrama acima, maior a capilaridade e capacidade de  penetração da informação. Quanto maior a relevância da informação, maiores as chances de propagação entre as pessoas, o grande ativo desse meio é a reputação, reputação essa avaliado pela sua própria rede, o conteúdo que você cria/divulga podem torna-lo uma autoridade no assunto, atraindo mais gente para sua rede.

Você não pode mais se esconder

social-mediaQuer você queira ou não, as conversas ocorrem com ou sem você . O que você tem que entender é que é altamente ilusório pensar que você pode controlar a sua marca, restringindo o uso do blog de seu empregado ou evitando redes sociais.

Sua marca não pertence mais a você, ele só existe na mente dos clientes, que estão maciçamente presentes em blogs, fóruns, wikis, redes sociais… Então você tem que escolher entre participar e influenciar as conversas on-line ou ignorar o que seus clientes dizem sobre sua marca, para o bem ou para o mal.

Por isso hoje surgiu esse novo profissional, o gestor de mídias sociais, analista, gerente, planejador, seja o termo que for, ele é o cara que representa sua marca no mundo virtual, o profissional responsável pela sua imagem, pense nisso na hora de delegar esta função, é como se fosse o seu RI (Relações com Investidores) o cara sabe tudo sobre a empresa e é capaz de explicar aos acionistas porque as estratégias e os investimentos se justificam, como seus investimentos retornarão na forma de lucros. O seu profissional de mídias sociais terá que saber as respostas, ou obte-las o mais rápido possível, para fornecer ao seu público/cliente e saber como fideliza-los através de um bom relacionamento.

O mundo se transforma a todo instante, as mídias sociais são uma nova forma de relacionamento, a transformação de algo que já existia, a velocidade de adaptação ao meio faz os vencedores!

Se você gostou deste post deixe seu comentário, participe, compartilhe, divirta-se!

Boa sorte!

Abrs!

Luis C. Santana.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Gestão, Inovação, Marketing Esportivo, Mídia social e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para O que é Rede Social? O que é Mídia Social?

  1. Pingback: Mídias Sociais – Tendências em Marketing Digital para 2011 | Consultoria em Esporte e Qualidade de Vida.

  2. Pingback: Mídias Sociais e Esporte | Consultoria em Esporte e Qualidade de Vida.

  3. Pingback: Explorando as mídias sociais no esporte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s