Governança Esportiva: Vergonha Global.

O site do Financial Times, trouxe no dia 13/05 um artigo falando sobre a necessidade de se revitalizar a governança no esporte mundial.

Segundo o artigo, a governança de muitos esportes em nível global é um desastre. O Presidente da FIFA, por exemplo, fala em reeleição mesmo estando no poder desde 1998. Como o esporte mais popular do mundo, o futebol tem de reformar suas estruturas de governança, já que teve uma grande comercialização do esporte nos últimos 20 anos. O  faturamento anual da Fifa dobrou desde 2003, para US $ 1,3 bilhão. A Consultoria Deloitte estima que o mercado do futebol europeu teve o valor de € 16 bilhões em 2008/09.

Outras ligas, como a nova Cricket´s Indian Premier League, envolvida em escândalos de manipulação de resultados e apostas ilegais,  já se paga a segunda maior média salarial do esporte mundial, depois do basquete da NBA, de acordo com a Sporting Intelligence.

Com números tão grandes e escândalos cada vez mais frequentes, deve-se pensar na revitalização das governanças. Estas mudanças não são impossíveis e podem começar com a instituição do limite de 2 mandatos no cargo, além da criação de quadros de diretores internacionais que trabalhariam pela transparência e responsabilidade das entidades.

Para saber mais Financial Times.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Esporte, Gestão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s