Gerenciamento de Projetos. O Ciclo de vida do projeto.

Continuando a série de posts sobre o gerenciamento de projetos, vamos agora ao ciclo de vida do projeto.

No primeiro post, que destacou a definição de projeto, podemos ver que o projeto é finito, ou seja, possui um início e um fim.

Segundo o Guia PMBOOK, “O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu
final”
. Estas fases são definidas de acordo com os gerentes de projetos, sendo em número e de acordo com as necessidades, oferecendo melhor controle gerencial. Coletivamente elas formam o ciclo de vida do projeto. Estas fases podem ou não estar sobrepostas, dependendo do riscos envolvidos na entrega dos dados da fase anterior, sem a devida revisão, ao andamento da fase que se inicia.

Não existe uma única forma de definir os ciclos de um projeto e dependendo do local onde será utilizado pode haver ou não uma padronização.

Os ciclos de vida do projeto geralmente definem:

–  Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase (por exemplo, em qual
fase deve ser realizado o trabalho do arquiteto?)
–  Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é
revisada, verificada e validada
–  Quem está envolvido em cada fase (por exemplo, a engenharia simultânea exige
que os implementadores estejam envolvidos com os requisitos e o projeto)
–  Como controlar e aprovar cada fase.

O Ciclo de vida do projeto tem uma sequência típica.

– Inicial. Entradas: Idéia, Equipe. Saídas: Termo de abertura e declaração de escopo.

– Intermediária. Saídas: Plano, Linha de base, progresso e aceitação.

– Final. Saídas: Aprovação e entrega.

Quando o projeto está relacionado a algum produto é importante perceber que a possível atualização de um produto após sua liberação para comercialização está relacionada ao início de um novo projeto.

Até a próxima.

Abraços

Rafael Zimak

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Gestão, Marketing, Marketing Esportivo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s