Legado olímpico. A realidade grega após 2004.

 A realidade econômica da Grécia está presente todos os dias nos noticiários econômicos. O país é um dos que enfrentam uma grave crise que vem derrubando as bolsas de valores no mundo, por possuir uma dívida altíssima, provocando o temor de um calote.

Alguns anos antes, o país recebia os Jogos Olímpicos de 2004, gastando cerca de R$ 27,4 bilhões, duas vezes mais que o planejado inicialmente.

O tão desejado legado olímpico praticamente não existe mais, e o esporte recebeu grandes cortes de gastos como parte do pacote de recuperação financeira do país. A maioria das instalações esportivas está abandonada e a empresa pública criada para gerenciar o “legado olímpico” possui uma dívida considerada impagável.

Marcos dos Jogos como o Estádio Olímpico estão a venda, para que o país consiga sobreviver à crise.

Matéria do site do Estadão, traz como se encontra o sistema esportivo grego após o jogos e como ele se organizou antes de receber o evento.

É interessante observar como foram ineficientes as distribuições de verbas às federações nacionais. Outro ponto muito importante e uma prática recorrente no mundo esportivo grego por anos, foi a de apresentar a candidatura do país para receber um determinado evento, mesmo sem o sinal verde do Ministério das Finanças. Uma vez conquistado o direito de sediar o torneio, a federação envolvida pressionava o governo para liberar recursos e normalmente conseguia.

Apesar de parecer prematuro e por vezes fora da realidade, a leitura do texto deveria nos levar a refletir se o Brasil não está repetindo alguns destes erros, que podem trazer um legado negativo ao país mais tarde e ao invés de ajudar a desenvolver o esporte nacional, não afundá-lo de vez.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em 2014, Copa 2014, Gestão, Instalações Esportivas, Olimpíadas Rio2016 e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s