Informações de mercado – US$750 Milhões é o número gerado pelo Esporte Universitário.

NCAA divisão I

US$750 Milhões, este foi o valor que o esporte universitário arrecadou na última temporada, segundo o balanço 2009-2010 divulgado recentemente.

Os direitos de transmissão para TV e marketing responderam com 86% da arrecadação total na temporada de 2009/2010.

Os membros da primeira divisão, que é composto por 338 Universidades/Faculdades, das quais 223 são públicas e 114 são particulares, receberam 61% dos recursos gerados pelo seu campeonato universitário, campeonato esse que consumiu 9% dos recursos e envolveu cerca  de 3,8 milhões de graduandos.

NCAA receitas

 

NCAA Despesas

Os dados são do esporte universitário americano, a NCAA, infelizmente no Brasil, as informações financeiras sobre o esporte universitário, não  estão disponíveis de forma acessível, embora a Lei Agnelo Piva diga que 5% dos recursos destinados ao COB sejam aplicados conjuntamente em programação definida pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e que tais informações constem no website do Ministério do Esporte, tanto lá como no website da CBDU, não consegui encontrar tais informações.

As realidades entre o esporte universitário americano e brasileiro são muito distintas, enquanto lá o esporte tem força e organização suficiente para se impor como um grande negócio, atraindo investidores, gerando entretenimento e receitas para suas entidades, aqui os recursos são disponibilizados pelo Estado, as políticas públicas para incentivar e desenvolver o esporte educacional são deficitárias…

Enquanto a primeira divisão do basquete masculino da NCAA tem 68 times, o nosso campeonato nacional Liga CBDU 2011, contempla 16 equipes por modalidade nos esportes de quadra (FUTSAL, BASQUETE, VOLEI E HANDEBOL), enquanto o país possui segundo o INEP 2009, 2.314 Instituições de Ensino Superior (IES). Será isso suficiente?

Abrs.

Luis Carlos De Santana.

Fonte NCAA.

Sobre LUCZ consultoria em esporte

Consultoria em Esporte, Fitness e Qualidade de Vida. Projetos e Marketing Esportivo, Gestão em esporte e Fitness, Treinamento, palestras e Eventos esportivos.
Esse post foi publicado em Esporte, Informações de mercado, Universitário e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s